segunda-feira, 7 de março de 2011

Os alunos e a biodiversidade - o caracol


O que é?
É um molusco terrestre com uma concha em espiral. Possui duas antenas com função visual e outras duas com função sensitiva.

Como é o seu corpo?
O corpo dos caracóis é constituído por apenas um músculo aderente, que os ajuda a deslocar-se.
A concha de um caracol é constituída por cálcio e o animal segrega esta substância para a zona de crescimento, junto à  abertura, para continuar a crescer. A concha providencia protecção contra os predadores  e evita a desidratação.
A maioria dos caracóis e lesmas terrestres respiram através de um orifício que está debaixo da sua concha e que está em contacto com o pulmão.

Onde vive?
Os caracóis são criaturas notáveis. São cruciais para o ecossistema. Estão em todo o lado, à nossa volta e variam consideravelmente, desde  1mm  até 20 cm.

Como se alimentam?
Os caracóis alimentam-se usando a rádula, uma língua áspera, que raspa os alimentos, como uma raspadeira. A sua alimentação é variada e vai desde plantas, frutos, fungos até à carne, no caso das espécies carnívoras ou omnívoras.

Como se protegem?
Além de se esconderem na sua concha, uns têm uma cobertura especial que sela o orifício onde o caracol se esconde, enquanto outros usam um muco seco.

Quem são os seus predadores?
 Possuem variados predadores tais como aves e ouriços-cacheiros, entre outros.

Algumas curiosidades
Alguns caracóis conseguem hibernar ou estivar, sendo que se o fizerem perdem cerca de 60 % do seu próprio peso.
Podem ser criados em cativeiro, podendo ser mantidos num tanque ou aquário, sendo necessário, um pouco de solo, osso de choco para cálcio, e vegetais para a sua alimentação. Precisam de ser mantidos quentes e húmidos.
O que pensamos agora sobre este animal
Nós pensamos que os caracóis são importantes para a vida de outras espécies. Na verdade, eles não tão prejudiciais como se pensa, pois comem pequenos insectos que destroem a agricultura.

Bibliografia:
 Enciclopédia Ilustrada da Família, Civilização;
Dicionários da Língua Portuguesa, Porto Editora

Autores do trabalho: Vasco, Rodrigo, Paulo, Tiago, alunos da Turma T, 4º ano

Sem comentários:

Enviar um comentário