segunda-feira, 7 de março de 2011

Os alunos e a Biodiversidade - as cegonhas

As cegonhas
A chegada de cegonhas a um ninho próximo da escola
O que é?
É uma ave migratória que possui plumagem branca, excepto nas suas asas, onde possui um negro lustroso. A cegonha adulta pode atingir a altura de 1,20 m, medindo quase 1,2 m de comprimento do corpo, com uma magnífica envergadura das asas, que podem estender-se até 2 m. Possui um longo bico vermelho, amplo na base e pontiagudo, que é usado para buscar alimento no lodaçal, rãs, peixes ou pequenos répteis.
Como é a sua alimentação?
A alimentação da cegonha branca é muito variada. Baseia-se especialmente em pequenos animais que são capturados vivos, tais como insectos, vermes e pequenos vertebrados (mamíferos, peixes, repteis e anfíbios). Para além disso, as cegonhas recorrem também com alguma frequência a desperdícios gerados pelo Homem e que são obtidos em lixeiras.
O alimento é procurado em terrenos abertos ou em zonas de água pouco profunda, caminhando ou correndo com o bico apontado para o chão. As cegonhas brancas associam-se também com frequência a máquinas agrícolas, capturando os pequenos animais que estas afugentam.

 Onde se localizam os seus ninhos?
 As cegonhas brancas podem instalar os seus ninhos em árvores, falésias e num vasto leque de estruturas artificiais (telhados, chaminés, postes de electricidade). Podem criar isoladamente ou formar colónias, por vezes em associação com outras espécies de aves nomeadamente garças.
O ninho é uma estrutura bastante grande composta por ramos entrelaçados e é utilizado em anos sucessivos. Na sua construção participam ambos os membros do casal. O trabalho é começado pelo primeiro a regressar na Primavera, normalmente o macho, podendo ficar pronto em apenas 8 dias.

 Como se reproduzem?

A época de reprodução estende-se de meados de Março a princípios de Abril. As cegonhas brancas fazem só uma postura anual, composta normalmente por 3 a 5 ovos, raramente de 1 a 7. O período de incubação dura de 29-30 dias. As crias são protegidas e alimentadas pelos pais, encontrando-se a voar ao fim de 2 meses.

A cegonha branca em Portugal

É sobretudo uma espécie que se observa na Primavera e Verão, passando o Inverno no continente Africano. Apesar disso, muitas delas podem permanecer entre nós ao longo de todo o ano, especialmente no sul.
Actualmente, as cegonhas brancas podem considerar-se relativamente comuns em Portugal, mas nem sempre foi assim. Até meados dos anos 80 a espécie passou por um período durante o qual a sua população diminuiu bastante. Agora pode dizer-se que estamos a assistir a uma fase de recuperação. Em 1994, a população de cegonhas foi estimada em 3302 casais a maior parte dos quais localizados na metade sul do país.
Como já foi referido, um número aparentemente crescente destas aves passa o Inverno em Portugal.

Uma cegonha à procura de algo que sirva para reconstruir o seu ninho.

Conclusão:

Do recreio da nossa escola, vemos as cegonhas a fazer ninhos. Elas são muito boas a fazer os seus ninhos e têm a capacidade de os construir onde querem.
Elas também são úteis porque comem alguns bichos prejudiciais à agricultura.
As cegonhas são animais muito bonitos.

Trabalho elaborado por:
 Simão, Mariana M. e Mariana V., alunos da turma T, a partir da pesquisa em livros e alguns sítios na net.



Sem comentários:

Enviar um comentário