segunda-feira, 7 de março de 2011

A biodiversidade - o morcego

Os alunos do 4º ano, da turma T, andaram a pesquisar sobre alguns animais que encontram facilmente na sua localidade e aos quais não prestavam muita atenção.
Aqui fica o resultado do seu trabalho.




O morcego
O que é?
O morcego é um mamífero vertebrado que possui o corpo coberto de pêlos e é o único mamífero capaz de voar, sendo mais acrobático do que os pássaros. Tem quatro grandes pares de músculos de voo e vários pares mais pequenos, enquanto os pássaros têm apenas dois pares. Cada asa é formada por um pedaço de pele esticada entre quatro longos dedos. Nutre os seus filhotes no início de seu desenvolvimento com leite segregado pelas glândulas mamárias das fêmeas.
Apresenta hábitos nocturnos e crepusculares.
Existem cerca de mil espécies de morcego espalhados pelo mundo, mas algumas já estão ameaçadas de extinção.

Como se desenvolve?
Nasce apenas um filhote a cada gestação que dura de 2 a 7 meses. Um morcego vive entre 10 a 30 anos, dependendo da sua espécie.
O morcego recém-nascido locomove-se agarrado à pele da mãe.

Onde vive?
Os morcegos procuram abrigos que possuam condições que atendam às suas necessidades de temperatura, humidade, luminosidade e acasalamento. Utilizam cavernas, frestas em rochas, forros e sótãos, porões, edificações e folhagens na copa de árvores.
Um aspecto interessante dos morcegos é a capacidade que apresentam de se guiarem no escuro por meio de emissão de ultra-sons ( ecolocalização ).

De que se alimenta?
Ao contrário do que se pensa, das muitas espécies de morcegos, apenas três se alimentam de sangue, sendo que apenas uma consome sangue de outros mamíferos. Alimentam-se de fruta, néctar, pólen, insectos, aracnídeos, pequenos vertebrados e peixes.
A maioria dos morcegos alimenta-se de insectos, ingerindo enormes quantidades numa noite. Os mais pequenos, como os morcegos-anões, alimentam-se de mosquitos, sobretudo dos mosquitos-borrachudos .

Os seus predadores
 Os morcegos são presas fáceis de corujas e falcões, mas os seus maiores inimigos são os parasitas que se alimentam do seu sangue. Algumas espécies de insectos alimentam-se somente de sangue de morcego.

A sua importância
Os morcegos são importantes pois comem toneladas de insectos por ano. Um bom e esperto morcego insectívoro pode devorar mais de 600 mosquitos por hora, fazendo assim um rigoroso controle da população.
Os morcegos comedores de frutas espalham sementes de centenas de espécies de árvores, contribuindo desta forma para a recomposição de florestas e matas.
Uma variedade enorme de plantas depende quase exclusivamente dos morcegos para espalhar as suas sementes, facilitando a reprodução das mesmas.
Os morcegos só mordem para se defender. Eles têm mais medo de nós que nós deles.


Conclusão:
Pensamos que o morcego é um animal útil porque se alimenta de insectos que nos provocam doenças.
Bibliografia: Dicionários da Língua Portuguesa, Porto Editora
             Enciclopédia Ilustrada da Família, Editora Civilização.
Netgrafia:     Alguns sítios na net.
Autores do trabalho: Diogo Sousa, Elisabete e Raquel, alunos do 4º ano, Turma T

Sem comentários:

Enviar um comentário