segunda-feira, 7 de março de 2011

Biodiversidade - a lagartixa


O que é a lagartixa?
A lagartixa ou sardanisca é um pequeno réptil ágil e irrequieto, pequeno e inofensivo. Sobe em qualquer superfície e fica até de cabeça para baixo. A lagartixa também tem a visão muito aguçada. De noite, ela é capaz de ficar em posição de espreita perto de uma luz e quando os insectos se aproximam, ela apanha-os.

Como é a lagartixa?
 A lagartixa é um animal surpreendente. Embora muitas pessoas quando a vêem tenham a imediata intenção de a matar ou gritar de medo ou nojo, este animal é um importante controlador de pragas e insectos.

 De que se alimenta?
É um animal útil ao ser humano porque come insectos que incomodam, como baratas, traças e mosquitos. Também se alimenta de lesmas, caracóis, aranhas, centopéias e escorpiões.
Como a comida humana não a atrai, ela dificilmente frequenta locais contaminados, por isso, não transmite doenças. Apesar destas qualidades, muitos têm medo deste bicho.

Onde vive?
Esconde-se em frestas de paredes, sótãos, forros de telhados ou outro local, de preferência seco, quente e limpo.

Como se defende?
Trata-se de um réptil caseiro, de cor terrosa ou acinzentada, cuja pele escurece, quando há pouca luz. É o mimetismo, que a ajuda a disfarçar-se no meio ambiente para que inimigos naturais não a vejam. Embora muitas lagartixas usem esta forma de protecção nas florestas, nem todas o fazem porque algumas espécies possuem apenas uma cor.
Mas este animal tem uma defesa muito característica: é capaz de desprender um pedaço da cauda, quando é atacada ou agarrada. Mais tarde, esta parte do seu rabo regenera-se.
Os seus predadores
Seus predadores naturais são cobras, corujas e mamíferos de pequeno porte, como os ratos. Até os gatos que criamos nas nossas casas gostam de as caçar e comer. Quando estes predadores as querem apanhar, fazem a mesma coisa que ela faz para se alimentar, ficam à espreita até ela aparecer e caçam-na.

Curiosidade
Uma curiosidade das lagartixas é que algumas espécies conseguem comunicar-se vocalmente através de ruídos, coisa incomum para outras espécies de répteis.

Conclusão:
A lagartixa é um pequeno réptil, útil aos humanos, por comer insectos e vermes.
Nós apercebemo-nos de que algumas lagartixas têm apenas uma cor e outras não.

Bibliografia:
Dicionários escolares da Porto Editora
 Enciclopédia Ilustrada da Família, Civilização;
Netgrafia:
Wikipédia
Autores do trabalho: Diogo Rafael, Pedro e Vanessa, alunos do 4º ano,  turma T

Sem comentários:

Enviar um comentário