segunda-feira, 7 de março de 2011

Os alunos e a biodiversidade - as formigas

Formigas na limpeza do formigueiro
O que é?
É um insecto social que vive organizado e que tem diferentes funções para as quais está adaptado desde o nascimento. Os machos conservam as asas durante toda a vida e as fêmeas férteis só mantêm as asas até ao acasalamento. As chamadas obreiras, que não têm asas, costumam ser estéreis. É o animal que tem o maior cérebro relativamente ao peso do seu corpo.
As formigas têm dois pares de olhos compostos, têm olhos simples também chamados ocelos, duas antenas e três pares de patas. Apenas as rainhas e os machos têm asas. Uma parte estreita liga o tórax ao abdómen.
As formigas sofrem metamorfoses completas, desde o ovo até ao estado larvar e de pupa, antes de se tornarem adultas.
A rainha dirige o ninho e acasala com o macho. As obreiras, que são fêmeas imaturas, recolhem o alimento e cuidam dos ovos, larvas e pupas. As formigas-soldado, também fêmeas imaturas, guardam o ninho permanecendo à entrada.

Como comunica?
As formigas deixam rastos de feromonas, substâncias químicas com cheiro, para que as outras as possam seguir. Isto ajuda os grupos de formigas que procuram alimento a voltarem para o ninho.

Como se defende?
Se um ninho é atacado, as formigas avisam-se umas às outras, libertando feromonas. Apressam-se a reconstrui-lo e as formigas soldados defendem a colónia.
Atacam com as suas mandíbulas, ou picam injectando ácido fórmico, causando uma grande dor.
Algumas chegam mesmo “explodir”, derramando veneno sobre o atacante.

De que se alimenta?
Muitas formigas são omnívoras; comem sementes, néctar e invertebrados. As legionárias e as guerreiras são carnívoras, matam e comem minhocas, aranhas e alguns lagartos. As formigas-cortadoras-de-folhas são herbívoras, recolhem pedaços de folhas, trituram-nos e armazenam-nos em câmaras onde se desenvolvem os fungos de que se alimentam.

O que pensamos deste animal
Pensamos que, apesar da formiga ser muito pequena, é útil porque come ovos de insectos prejudiciais à agricultura.

Bibliografia:
Dicionário de Língua Portuguesa 2010, Porto Editora;
 Enciclopédia Ilustrada da Família, Editora Civilização.

Autores do trabalho: Ana, João e Ruben
Alunos do 4º ano, turma T




Sem comentários:

Enviar um comentário