quinta-feira, 13 de junho de 2013

Experiências na escola

      No dia 12 de junho, logo pela manhã, nós, os alunos da turma Q, fizemos algumas experiências.
      A primeira foi a flutuação com alguns objetos, tais como: uma maçã, um parafuso, um lápis pequeno, um lápis grande, uma bola de plasticina, um barco de plasticina e uma rolha. Verificámos que o parafuso não flutuava e a bola de plasticina também não e qual não foi a nossa surpresa, quando a transformámos num barquinho, que desta forma já não foi ao fundo. 
      Depois de fazermos esta experiência, passámos à dissolução. Utilizámos uma tina de água e começámos por acrescentar sal grosso, que depois de mexido pela Cristiana, rapidamente se dissolveu.

      De seguida, o Pedro adicionou açúcar à mesma água, mexeu e este também se dissolveu. O Simão, ofereceu-se para misturar o café que desapareceu na água mudando a sua cor.
      A Leonor, prontificou-se a despejar a tina e enchê-la novamente com água limpa. Logo de seguida, a Inês juntou farinha de trigo e depois de muito mexer a água ficou esbranquiçada, dando a sensação que se estava a dissolver. Depois de algum tempo de repouso, reparámos que a farinha se começou a depositar no fundo da tina e concluímos que não era solúvel.
      Depois do almoço, seguiu-se a parte melhor. Fizemos a experiência da fusão e da solidificação.     Usámos chocolate em barra que fundiu num recipiente próprio (fondue), com o auxílio de uma lamparina cheia de gel combustível. Aí tivemos muito cuidado para não provocar acidentes. Por fim, foi só envolver apetitosos   morangos naquela deliciosa pasta de chocolate e comer até fartar.
            Este dia transformou-se numa experiência inesquecível e maravilhosa!

Sem comentários:

Enviar um comentário