segunda-feira, 1 de abril de 2013

OUTclass e uma agradável visita

Como nos anos anteriores, a nossa escola aderiu ao Projeto “Outclass”, dinamizado pela Universidade de Aveiro, proporcionando aos alunos novas formas de aprendizagem, com recurso às novas tecnologias, em intercâmbio com crianças de um colégio de Moçambique.
A esta fantástica experiência, somou-se a visita do Dr. Ivaldo Quicardete, Diretor Nacional do Ensino Secundário Moçambicano.
Mal chegou à sala, apresentou-se, falou sobre o ensino em Moçambique e as escolas lá existentes. Os nossos alunos explicaram como se desenvolvia o Projeto OUTclass, com Moçambique e colocaram várias questões às quais o Dr. Ivaldo respondeu prontamente, aproveitando este momento de interação para também saber um pouco mais sobre a nossa escola.
 
Os alunos estiveram atentos e entusiasmados, tento retido muitas das informações recebidas.
“O Dr. Ivaldo tem 48 anos, é simpático, vive em Maputo que é a capital de Moçambique, um país com cerca de vinte e dois milhões de habitantes. Lá as pessoas são simpáticas e a grande maioria é benfiquista.
Moçambique está dividido em onze províncias, é muito bonito e tem praias lindíssimas. O maior rio é o Zambeze. A língua oficial é o português, mesmo assim há muitos meninos de lá que não sabem falar a nossa língua porque existem muitos dialetos.
As escolas são poucas para tantos alunos e não têm condições como as nossas. Muitas ficam debaixo de uma árvore e, quando chove, não há aulas. Para possibilitar a frequência de tantos alunos, a escola funciona por turnos.
Também falou da sua família, de animais selvagens tais como o leão, a girafa, as serpentes… Disse que existem bastantes parques e reservas naturais, onde se podem ver estes e muitos outros animais.
Para cá chegar, o Dr. Ivaldo fez uma viagem de onze horas de avião. Veio a Portugal conhecer as nossas escolas e ver como funcionam. Disse que Moçambique e Portugal são quase irmãos. Ele ficou muito contente com a nossa escola e muito agradecido por tanta atenção."
Por fim, sentou-se ao nosso lado  e ouviu uma professora da Universidade de Aveiro falar sobre educação financeira.
Adorámos esta visita e ficámos com muita vontade de viajar para conhecer Moçambique.

Sem comentários:

Enviar um comentário