sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Astronomia na escola

“Quando éramos peixes”
Na sexta-feira, dia 25 de Outubro, pelas 14:00h, recebemos a visita do professor José Matos que nos falou de Astronomia. Mostrou como era a vida há milhões de anos atrás.
Também nos disse que a Terra nem sempre foi igual, ficámos a saber que todos os meses havia tremores de terra e, por isso, os continentes que estavam todos unidos, separaram-se e sofreram várias modificações -  os oceanos que conhecemos agora, não existiam. O Oceano Atlântico, por exemplo, começou a aparecer há cerca de 135 milhões de anos, o que é considerado muito pouco para um oceano. Por outro lado, aprendemos que as florestas de há muitos milhões de anos, não eram como agora.
Mostrou-nos um fóssil de uma trilobite, o primeiro animal marinho da Terra. Era mesmo muito estranho!
Conhecemos o tiktaalik, “nosso primo”, era um género de peixe que possuía barbatanas com músculos. Tinha características semelhantes às dos humanos, tal como a espinha dorsal. Explicou-nos que um fóssil do tiktaalik foi descoberto na Gronelândia e mostrou-nos a sua evolução: era um peixe que teve de sair da água, pois esta estava quase a evaporar, tinha pouco alimento e era pobre em oxigénio. Desenvolveu adaptações, foi colocando a sua cabeça fora de água para se alimentar e, aos poucos, as suas barbatanas foram-se transformando em patas, passados muitos milhões de anos, já com pulmões, transformou-se num animal terrestre, o primeiro anfíbio.
De seguida, falou dos dinossauros, mostrou a réplica do dente de um T.Rex. Depois um colega nosso aproximou-se e ele mostrou-nos como aquele dente poderia perfurá-lo de um lado ao outro e matá-lo. Também nos disse que os dinossauros podem andar por aí espalhados, até podem estar transformados em galinhas, pois existia um dinossauro que tinha muitas parecenças com a galinha e com outras aves: tinha um bico, penas, asas, mas não voava.
Ficámos a perceber que a evolução do homem teve várias fases até chegar ao homem moderno, único ser vivo capaz de se adaptar a todas as mudanças e todos os climas.
Todos gostámos muito desta viagem ao passado, a que o professor nos levou. No final, recebemos dois presentes: a sabedoria da vida de há milhões de anos e uma réplica de um fóssil de dente de tubarão que viveu há 50 milhões de ano, para mostrarmos em casa.
Esta tarde foi especial, uma tarde de aprendizagem, conhecimento, divertimento... uma viagem de milhões e milhões de anos.
Obrigado, Sr. José Matos!
Alunos do 4º ano

Sem comentários:

Enviar um comentário