quinta-feira, 29 de novembro de 2012

1ª história da turma P em 2012-2013


Os assustadores
 Numa manhã de Outono, um caçador foi caçar para a floresta e levou a irmã que se chamava Lili.
A Lili levava um cesto para apanhar castanhas.
O caçador viu um coelho atrás de uma árvore a comer erva e pensou caçá-lo.
Sem querer, a Lili pisou um pau que se quebrou, fez barulho, o coelho assustou-se e fugiu.
O caçador ficou zangado e disse à irmã:
-Eu sabia que não devias ter vindo comigo! Espantas-me a caça toda!
-Ainda bem que ele fugiu, era tão pequenito e fofinho! – disse a Lili.
Foram andando pela floresta e viram muitas folhas cair das árvores. No meio daquelas folhas começaram a ver qualquer coisa muito estranha. O que seria?
Aproximaram-se mais e viram uma mulher a cair.
A Lili assustou-se e gritou:
-Ai!
A mulher veio ter com a Lili e disse-lhe:
-Não tenhas medo, eu não te faço mal. Queres vir comigo até minha casa que é no fim da floresta?
O caçador ouviu, aproximou-se da irmã e da mulher e disse:
- Ela não pode ir porque já é tarde e temos que ir embora. Já temos as castanhas apanhadas.
- Está bem, mas quando quiserem podem vir até minha casa.
O caçador pegou a irmã pela mão e foram embora.
A mulher, que era uma vampira, ficou a pensar:
-Vão embora que eu fico à vossa espera e para a próxima vez apanho-vos. Como a garota gosta muito de castanhas, eu vou espalhá-las pelo chão até à minha casa e aponho-a.
E foi-se embora a pensar nesta armadilha. 
Pelo caminho, encontrou o fantasma Kitór que vinha a rir à gargalhada, porque tinha acabado de assustar o Nuno que tinha ido apanhar cogumelos para a mãe dele.
- Por que vens a rir à gargalhada, amigo Kitór? – perguntou a vampira.
- Porque assustei o Nuno e ele fugiu sem levar os cogumelos! – respondeu o fantasma.
   Eu também tentei apanhar uma garota, mas não correu como eu esperava. Eu preparei um batido com o sangue de um animal que matei, não queres vir lanchar comigo? – convidou a vampira.
- Não porque eu quero ir preparar um susto ainda maior para o Nuno.
Despediram-se e foi cada um para sua casa.
No dia seguinte, a mulher vampira preparou a armadilha em que tinha pensado.
O caçador e a Lili voltaram à floresta.
A mulher vampira apanhou a Lili e levou-a para sua casa.
O caçador procurou a irmã mas não a encontrou.
Voltou para casa muito triste e resolveu procurar o Nuno para o ajudar a procurar a sua irmã.
Foram os dois procurar a casa da vampira e como o caçador a tinha escutado dizer que a casa era no fim da floresta, depressa a encontraram.
Pela janela, o Nuno viu a vampira, atirou uma lança que a matou.
Soltaram a Lili que estava presa e vieram embora pelo caminho da floresta.
O fantasma estava à espera para os assustar mas eles não tiveram medo porque eram três e o fantasma só um.
Disseram ao fantasma:
-Em vez de andares a assustar os meninos que andam na floresta a apanhar frutos que as mães pediram, vai para a casa da vampira que está morta.
O fantasma aceitou a proposta e foi viver para a casa da vampira e os meninos puderam andar à vontade na floresta.
Apresentação da história aos meninos do Jardim de Infância da Trofa, usando as personagens desenhadas pelos alunos...
     ...e a sua dramatização.
História criada e apresentada por alunos do 1º e 2º ano da turma P.


Sem comentários:

Enviar um comentário