quinta-feira, 2 de junho de 2011

"Dia da Criança"

       No dia 1 de Junho, nós as professoras, quisemos proporcionar um dia diferente na escola, tendo como objectivo ajudar os nossos alunos a perceber a razão da existência do "Dia da Criança": não um dia para festas e guloseimas, mas um momento para pensar em tantas crianças a quem não é permitido sê-lo.     
      Começámos por perguntar o que é ser criança e, após algum diálogo, realizaram-se trabalhos baseados nesta questão: os pequeninos do 1º ano escreveram uma reflexão conjunta enquanto os restantes alunos fizeram trabalhos individuais
      Houve também espaço para alguns momentos mais agradáveis e descontraídos.
      Os alunos do 1º ano receberam a visita de uma avó que veio falar da sua meninice, de alguns jogos e brincadeiras.
      Já os mais velhos, assistiram nas suas salas de aula, a filmes baseados nos livros da colecção "Uma Aventura" que têm vindo a ler ao longo do ano. Adoraram estas histórias que serviram de ponto de partida para reflectir sobre problemas actuais.
      Por fim, juntámo-nos todos no polivalente da escola onde, os alunos do 1º ano, incentivados pela sua professora que explicou a razão da existência dos "Direitos da Criança", leram aos restantes alunos, alguns dos direitos fundamentais de todas as Crianças. 
      Após um momento de diálogo e algumas explicações complementares e para que não fossem esquecidos alguns destes direitos tão importantes, tais como o direito a ter um nome, à educação, a ter uma família e uma casa,  cuidados de saúde... que parecem ser naturais mas que são negados a muitas Crianças de outros países, distribuiram uns cartõezinhos feitos por si.
   

Sem comentários:

Enviar um comentário