domingo, 28 de novembro de 2010

Dia Nacional da Cultura Científica - 24 de Novembro

A explicar como funciona o coração

A destilar coca-cola

No dia 25 de Novembro, os alunos do 4º ano fizeram uma visita ao Instituto Duarte de Lemos.
Quando lá chegaram, a professora dividiu-os em dois grupos e cada um ficou com uma professora do I. D. L.. Um grupo foi para o laboratório de ciências e o outro foi para o laboratório de físico-química.
No laboratório de físico-química, na primeira experiência que viram, a senhora professora colocou coca-cola num recipiente, aqueceu-a e separou-se a água para um frasco e a coca-cola para outro – chama-se destilar.
Viram outra experiência em que misturou umas gotas de um líquido com umas bolinhas pretas que ao juntarem-se fizeram estrelinhas.
De seguida, viram uma lata que estava em cima de uma lamparina. A senhora pegou nela e colocou-a em água fria e ela encolheu.
Também viram juntar dois líquidos incolores que se transformaram num líquido amarelo.
Por último, os alunos e a professora fizeram um pega-monstros.
Depois, os grupos de alunos trocaram de laboratório. Estes foram para o de ciências onde, a professora que lá estava, mostrou órgãos de um porco, deu explicações e deixou os alunos que quisessem tocar neles e alguns quiseram.
Por último, deixou-os ver ao microscópio, uma amostra de sangue e outra de  espermatozóides.
Quando terminou a visita, os alunos regressaram à escola.
                                                                              Mariana Menezes

1 comentário:

  1. Estas iniciativas são muito importamtes e deviam ser feitas mais vezes de modo a incentivar os alunos para o estudo de algumas áreas com as quais não costumam ter contacto numa idade tão precose.

    ResponderEliminar