Começámos por perguntar o que é ser criança e, após algum diálogo, realizaram-se trabalhos baseados nesta questão: os pequeninos do 1º ano escreveram uma reflexão conjunta enquanto os restantes alunos fizeram trabalhos individuais
Houve também espaço para alguns momentos mais agradáveis e descontraídos.
Os alunos do 1º ano receberam a visita de uma avó que veio falar da sua meninice, de alguns jogos e brincadeiras.
Já os mais velhos, assistiram nas suas salas de aula, a filmes baseados nos livros da colecção "Uma Aventura" que têm vindo a ler ao longo do ano. Adoraram estas histórias que serviram de ponto de partida para reflectir sobre problemas actuais.
Por fim, juntámo-nos todos no polivalente da escola onde, os alunos do 1º ano, incentivados pela sua professora que explicou a razão da existência dos "Direitos da Criança", leram aos restantes alunos, alguns dos direitos fundamentais de todas as Crianças.
Após um momento de diálogo e algumas explicações complementares e para que não fossem esquecidos alguns destes direitos tão importantes, tais como o direito a ter um nome, à educação, a ter uma família e uma casa, cuidados de saúde... que parecem ser naturais mas que são negados a muitas Crianças de outros países, distribuiram uns cartõezinhos feitos por si.
Sem comentários:
Enviar um comentário