sexta-feira, 23 de março de 2012

Caça ao tesouro

      No último dia de aulas deste período, as nossas professoras fizeram-nos uma surpresa: organizaram uma caça ao tesouro. Reuniram-nos no polivalente da escola, separaram-nos em grupos e deram-nos plantas da escola onde estavam assinalados os lugares onde deveríamos procurar os nossos tesouros.
       Tivemos que procurar no recreio e no interior da escola. Deu-nos algum trabalho, mas cada vez que encontrámos um pequeno tesouro, foi uma alegria.
       No final, cada um de nós pode saborear o seu tesouro.
      Esta foi uma forma diferente e agradável de aprender a ler plantas e  orientar-nos, assim como terminar mais um período de aulas.

Dia Mundial da Água

      No dia 22 de março, Dia Mundial da Água, deslocámo-nos ao Porto, ao Pavilhão da Água, para melhor percebermos a importância da água, locais onde existe na natureza e consequências  da sua má utilização por todos nós.
Gostámos muito desta visita e foi uma forma diferente de aprender.

Dia Mundial da Árvore

      No dia 21 de março, Dia Mundial da Árvore, nas salas de aula, refletimos sobre a importância das árvores para o equilibrio da vida na Terra e fizemos trabalhos para mostrar as conclusões a que chegámos.
      No dia 22 de março, deslocámo-nos ao Parque da Cidade, no Porto, onde observámos algumas espécies de árvores e aprendemos um pouco mais sobre a sua importância para todos nós.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Expressão artística...

      Nas aulas de atividade artística, os alunos dão asas à sua imaginação e criatividade.
      Fazem "trabalhos fantásticos" que expõem para serem vistos por todos.
 Na entrada do edíficio, construiram a árvore da primavera.
       Para surpresa de todos, os coelhos da Páscoa vieram construir as suas tocas à volta da árvore e alguns também decidiram subir os seus ramos.
Como ficou bonita!

sexta-feira, 16 de março de 2012

Visita agradável

      Hoje recebemos a visita da drª. Gina, técnica pedagógica e coordenadora da área de matemática do ensino secundário moçambicano. Veio visitar-nos e assistir a mais um momento de atividade on-line com os alunos do Colégio Académico da Beira, em Moçambique.
       No final, tirámos uma foto para registar este momento e mostrar o presente que acabámos de receber da Câmara Municipal - o quadro interativo - através do qual tentaremos dar maior visibilidade ao contacto entre os alunos dos dois países.

"Serafim e Malacueco..." aos olhos dos alunos.

     Após a ida ao teatro, os alunos fizeram desenhos onde registaram o que viram.

terça-feira, 13 de março de 2012

Ida ao Cine-teatro S. Pedro

      No dia 12 de março, à tarde, todos os alunos e docentes da escola foram ao Cine-teatro S. Pedro, em Águeda, assistir à peça de teatro "Serafim e Malacueco na Corte do Rei Escama", de António Torrado.
      Assistir à representação de obras de autores portugueses, contactar diretamente com o trabalho de atores em palco, além de aprender a estar em espaços com características próprias para este tipo de espetáculo, é muito enriquecedor para todos os alunos.
      Este espetáculo, oferecido pela Câmara Municipal, foi um valioso contributo cultural para alguns alunos que, de outra forma, não teriam a possibilidade de ver atores em palco, num espaço com todas as condições fìsicas como este.

sábado, 3 de março de 2012

Dia Internacional da Proteção Civil

     No dia 1 de março, Dia Internacional da Proteção Civil, os alunos, docentes e assistente testaram o plano de emergência da escola através de um simulacro que teve, como principal finalidade, possibilitar a aquisição de comportamentos corretos a aplicar em situação de perigo/risco, especialmente de incêndio, neste estabelecimento de ensino.
       A partir do sinal, para os alunos inesperado mas conhecido a partir do dia em que foi explicado o plano de emergência da escola, rapidamente se levantaram  e sairam das salas ordeiramente, dirigindo-se ao ponto de encontro.
       Alguns alunos do 1º ano mostraram-se assustados e mesmo chorosos, por não perceberem muito bem o que estava a acontecer. No final alguns disseram:
      - Quando ouvi a campainha tantas vezes a tocar e vi as luzes apagarem, pensei que estava a acontecer alguma coisa, mas não sabia o quê!
      Já os alunos mais velhos, encararam esta atividade com mais naturalidade.
 
       Após a explicação do desenvolvimento deste plano de evacuação da escola e o agradecimento pela forma pronta e ordeira como se comportaram, regressaram todos às respetivas salas de aula.