quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O Natal na Escola

Como ficou a lareira do polivalente... não apetecia sair dali!
As mesas começaram a ganhar cor com os pormenores de Natal...
Como ficou bonito e agradável o refeitório! Estava pronto para receber os "reis da festa".
Chegaram com muito apetite para os saborosos alimentos que todos trouxeram de casa para partilhar.
Depois da barriguinha cheia e um momento de brincadeira no recreio para aproveitar o sol que quis participar neste dia diferente, de convívio e festa, vieram os pequeninos do Pré-escolar apresentar um presépio vivo e cantar umas canções próprias da época.
Em seguida, os ainda pequeninos do 1º ano, recriaram a fábula da "Cigarra e a formiga" com alegria e criatividade.
O grupo do 2º e 3º anos apresentou um "Auto de Natal" e deu a conhecer por que é o pinheiro, a árvore mais importante desta festa.
Os alunos do 4º ano representaram uma peça baseada na história " Foi na noite de Natal" em que chamaram a atenção para a necessidade de olharmos à nossa volta e descobrirmos quem precisa da nossa ajuda.
Foi um dia diferente em que imperou a alegria, o convívio e a partilha.
No final... não faltaram as prendas.

Preparação do Natal na Escola

 Foram-se guardando os pacotinhos de leite e de sumos, as palhinhas e as tampinhas e preparou-se o ambiente de Natal na Escola.

Enfeitou-se o refeitório com originais fitas...

Os cartões de boas festas para família e amigos ficaram bonitos e não usaram cartolinas ou cartão novo, apenas pacotes de leite e sumos, folhas de papel que vinham no interior de dossiers e... acreditem, sacos de batatas!

E as argolas para os guardanapos? Originais e "bonitinhas" a partir de pacotinhos do leite e alguns potes de iogurte para reforçar.



quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O Natal na Escola

Foto da festa de Natal de 2009

O Natal e o almoço partilhado
Com a aproximação desta época festiva, mais uma vez nos propomos realizar um almoço partilhado com todos os alunos, professores e assistentes.
Independentemente das razões de fé que marcam esta época, há razões históricas que nos falam de um Homem – Jesus Cristo – que foi tão especial ao ponto de dividir a História da Humanidade em duas partes distintas: o antes de Cristo (a.C. ) e o depois de Cristo (d. C. ), facto que nos obriga a usar diariamente um registo baseado neste acontecimento, a data – estamos no ano  2010 da era cristã.
Uma vez que o nascimento deste Homem aconteceu numa época próxima do solstício de Inverno (22 de Dezembro) e, após a criação do calendário romano que a grande maioria dos países adoptou, nos países cristãos, passou a considerar-se o dia 25 de Dezembro, como a data da celebração deste acontecimento.
Na escola, não queremos acentuar o acontecimento de fé e sim os valores que lhe estão associados – fraternidade, partilha, Amor… - que tanto estão a faltar às pessoas do nosso tempo.
Desde já, aqui deixamos os nossos votos de
Saúde e Paz

As docentes da EB1 de S. Sebastião


domingo, 28 de novembro de 2010

Articulação entre todos os elementos da comunidade educativa

Árvore multifunções criada pelo prof. Paulo e os pequeninos do 1º ano, em Actividade Artística.
 Irá servir, ao longo de todo o ano, para demonstrar as várias fases de transformação da natureza e também servirá de suporte a algumas actividades a realizar na escola.

O cantinho da leitura dos alunos do 1º ano, foi criado graças ao trabalho e arte da assistente operacional, dona Esmeralda.
Em banquinhos tão coloridos e confortáveis dá vontade de sentar a ler ou mesmo... apenas a ver as imagens dos livros.

Dia Nacional da Cultura Científica - 24 de Novembro

A explicar como funciona o coração

A destilar coca-cola

No dia 25 de Novembro, os alunos do 4º ano fizeram uma visita ao Instituto Duarte de Lemos.
Quando lá chegaram, a professora dividiu-os em dois grupos e cada um ficou com uma professora do I. D. L.. Um grupo foi para o laboratório de ciências e o outro foi para o laboratório de físico-química.
No laboratório de físico-química, na primeira experiência que viram, a senhora professora colocou coca-cola num recipiente, aqueceu-a e separou-se a água para um frasco e a coca-cola para outro – chama-se destilar.
Viram outra experiência em que misturou umas gotas de um líquido com umas bolinhas pretas que ao juntarem-se fizeram estrelinhas.
De seguida, viram uma lata que estava em cima de uma lamparina. A senhora pegou nela e colocou-a em água fria e ela encolheu.
Também viram juntar dois líquidos incolores que se transformaram num líquido amarelo.
Por último, os alunos e a professora fizeram um pega-monstros.
Depois, os grupos de alunos trocaram de laboratório. Estes foram para o de ciências onde, a professora que lá estava, mostrou órgãos de um porco, deu explicações e deixou os alunos que quisessem tocar neles e alguns quiseram.
Por último, deixou-os ver ao microscópio, uma amostra de sangue e outra de  espermatozóides.
Quando terminou a visita, os alunos regressaram à escola.
                                                                              Mariana Menezes

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

S. Martinho


S. Martinho na EB1 de S. Sebastião

No dia 11 de Novembro de 2010, na EB1 de S. Sebastião, na Trofa, os alunos, professoras e auxiliares festejaram o dia de S. Martinho.
Após o almoço, um grupo de alunos do 4º ano apresentou uma peça de teatro, sobre a lenda de S. Martinho, às professoras e restantes alunos. Em seguida, foram para a sala de aula fazer cartuchos, onde colocariam as castanhas.
Por fim, foram para o recreio participar num magusto, em que estiveram também os meninos do Pré-escolar.
Foi um dia diferente e divertido.
                                                                                                            Alunos do 4º ano

Ida à Junta de Freguesia

Visita à Junta de Freguesia
Os alunos da E.B.1 de S. Sebastião, na Trofa, fizeram uma visita de estudo à Junta de Freguesia da Trofa.
Simularam uma Assembleia de Freguesia e levaram o seu caderno diário porque tinham lá algumas perguntas escritas para fazer ao senhor Carlos Silva.
Na entrada, a professora mostrou-lhes três fotografias da escola onde ela estudou e que foi demolida para construírem o edifício da Junta de Freguesia.
Seguiram depois o senhor Paulo, o secretário, até à sala onde se realiza a Assembleia de Freguesia. Lá, ouviram explicações sobre as leis, os poderes mais importantes e os nossos deveres. O senhor presidente respondeu a algumas perguntas tais como: Há quantos anos trabalha neste local, quando foi construída a Junta…
Este foi um dia diferente em que aprenderam muito sobre cidadania.
                                                                                 Simão Pedro – 4º ano – EB1 de S. Sebastião