domingo, 26 de junho de 2011

Encerramento do ano lectivo

      O ano lectivo terminou com actividades de articulação com o Pré-escolar e Actividades de Enriquecimento Curricular.
      Durante a manhã, juntaram-se as crianças do Jardim de Infância com as do 1º CEB, no polivalente da escola, onde foram desfilando algumas actividades desenvolvidas ao longo do ano.
      Após se sentarem no polivalente, cantaram em conjunto a canção "Eu gosto de sopa", seguindo-se os pequeninos do Jardim de Infância com danças e canções.
       O Simão Pedro, aluno do 4º ano e que frequenta o Conservatório de Música, presenteou os colegas e professoras com duas bonitas peças tocadas na sua flauta transversal.
      Seguiu-se uma dança e a representação da história "O Nabo Gigante".
     À tarde, já nas instalações do I.D.L., os alunos ofereceram um pequeno texto aos professores das AEC´s.,  como forma de exprimir o seu agradecimento pela paciência e trabalho desenvolvido ao longo do ano.
       Seguiu-se o ensaio final  do que foram aprendendo nas aulas de Actividade Física e Desportiva, para apresentação no Sarau do I.D.L..
       Já era noite quando apresentaram o seu melhor, fazendo com que professores e familiares se sentissem orgulhosos.
      E agora... resta-nos desejar felicidades aos que deixarão esta escola para continuar o seu percurso escolar noutro estabelecimento de ensino e dizer aos restantes... até Setembro!

Almoço partilhado

      No sábado, 18 de Junho, no recreio da escola,  juntaram-se alunos, pais e outros familiares, professoras e assistente operacional a fim de conviver um pouco, antes do término do presente ano lectivo.
   Dispuseram-se algumas mesas e bancos por baixo das árvores para aproveitar a sua sombra e, à medida que as pessoas foram chegando, as mesas começaram a mudar de aspecto devido aos tentadores petiscos que ali se colocaram.
       Na hora do almoço, cada um comeu do que mais lhe agradou, seguindo-se um momento de jogos com crianças e adultos.
Foi um momento de agradável convívio que aproximou famílias e escola.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

"Dia da Criança"

       No dia 1 de Junho, nós as professoras, quisemos proporcionar um dia diferente na escola, tendo como objectivo ajudar os nossos alunos a perceber a razão da existência do "Dia da Criança": não um dia para festas e guloseimas, mas um momento para pensar em tantas crianças a quem não é permitido sê-lo.     
      Começámos por perguntar o que é ser criança e, após algum diálogo, realizaram-se trabalhos baseados nesta questão: os pequeninos do 1º ano escreveram uma reflexão conjunta enquanto os restantes alunos fizeram trabalhos individuais
      Houve também espaço para alguns momentos mais agradáveis e descontraídos.
      Os alunos do 1º ano receberam a visita de uma avó que veio falar da sua meninice, de alguns jogos e brincadeiras.
      Já os mais velhos, assistiram nas suas salas de aula, a filmes baseados nos livros da colecção "Uma Aventura" que têm vindo a ler ao longo do ano. Adoraram estas histórias que serviram de ponto de partida para reflectir sobre problemas actuais.
      Por fim, juntámo-nos todos no polivalente da escola onde, os alunos do 1º ano, incentivados pela sua professora que explicou a razão da existência dos "Direitos da Criança", leram aos restantes alunos, alguns dos direitos fundamentais de todas as Crianças. 
      Após um momento de diálogo e algumas explicações complementares e para que não fossem esquecidos alguns destes direitos tão importantes, tais como o direito a ter um nome, à educação, a ter uma família e uma casa,  cuidados de saúde... que parecem ser naturais mas que são negados a muitas Crianças de outros países, distribuiram uns cartõezinhos feitos por si.