quinta-feira, 31 de março de 2011

Uma banda desenhada

         Foi lançado, a alunos do 4º ano, o desafio de criação de uma banda desenhada original. A Mariana foi incentivada pela mãe a participar e o resultado foi este interessante trabalho.

        Parabéns à Mariana e à mãe que a incentivou.
      Quando a escola e a família caminham juntas com o mesmo objectivo, os resultados são mais positivos. E quem ganha com esta parceria? O aluno, sem sombra de dúvida!

quinta-feira, 24 de março de 2011

Os alunos da EB1 no Parque Biológico de Gaia

No Parque Biológico de Gaia vi animais, plantas e árvores.
Alguns animais foram burros, cavalos, cágados, veados, mochos, flamingos, vacas, cisnes e javalis. Algumas plantas foram azevinhos, sobreiros e muitas outras. Havia uma árvore que dava cortiça e se chama sobreiro.
Foi mesmo muito importante esta visita e nós percorremos muitos metros.
Nós estivemos parados num parque para almoçar e brincámos um bocado até virmos embora para a escola.
A visita de estudo foi mesmo muito importante porque nós vimos o que andámos a aprender nas aulas de Estudo do Meio.
Este dia foi muito importante para mim.
                                     Verónica Coelho – 2º ano

         

segunda-feira, 7 de março de 2011

A biodiversidade - o morcego

Os alunos do 4º ano, da turma T, andaram a pesquisar sobre alguns animais que encontram facilmente na sua localidade e aos quais não prestavam muita atenção.
Aqui fica o resultado do seu trabalho.




O morcego
O que é?
O morcego é um mamífero vertebrado que possui o corpo coberto de pêlos e é o único mamífero capaz de voar, sendo mais acrobático do que os pássaros. Tem quatro grandes pares de músculos de voo e vários pares mais pequenos, enquanto os pássaros têm apenas dois pares. Cada asa é formada por um pedaço de pele esticada entre quatro longos dedos. Nutre os seus filhotes no início de seu desenvolvimento com leite segregado pelas glândulas mamárias das fêmeas.
Apresenta hábitos nocturnos e crepusculares.
Existem cerca de mil espécies de morcego espalhados pelo mundo, mas algumas já estão ameaçadas de extinção.

Como se desenvolve?
Nasce apenas um filhote a cada gestação que dura de 2 a 7 meses. Um morcego vive entre 10 a 30 anos, dependendo da sua espécie.
O morcego recém-nascido locomove-se agarrado à pele da mãe.

Onde vive?
Os morcegos procuram abrigos que possuam condições que atendam às suas necessidades de temperatura, humidade, luminosidade e acasalamento. Utilizam cavernas, frestas em rochas, forros e sótãos, porões, edificações e folhagens na copa de árvores.
Um aspecto interessante dos morcegos é a capacidade que apresentam de se guiarem no escuro por meio de emissão de ultra-sons ( ecolocalização ).

De que se alimenta?
Ao contrário do que se pensa, das muitas espécies de morcegos, apenas três se alimentam de sangue, sendo que apenas uma consome sangue de outros mamíferos. Alimentam-se de fruta, néctar, pólen, insectos, aracnídeos, pequenos vertebrados e peixes.
A maioria dos morcegos alimenta-se de insectos, ingerindo enormes quantidades numa noite. Os mais pequenos, como os morcegos-anões, alimentam-se de mosquitos, sobretudo dos mosquitos-borrachudos .

Os seus predadores
 Os morcegos são presas fáceis de corujas e falcões, mas os seus maiores inimigos são os parasitas que se alimentam do seu sangue. Algumas espécies de insectos alimentam-se somente de sangue de morcego.

A sua importância
Os morcegos são importantes pois comem toneladas de insectos por ano. Um bom e esperto morcego insectívoro pode devorar mais de 600 mosquitos por hora, fazendo assim um rigoroso controle da população.
Os morcegos comedores de frutas espalham sementes de centenas de espécies de árvores, contribuindo desta forma para a recomposição de florestas e matas.
Uma variedade enorme de plantas depende quase exclusivamente dos morcegos para espalhar as suas sementes, facilitando a reprodução das mesmas.
Os morcegos só mordem para se defender. Eles têm mais medo de nós que nós deles.


Conclusão:
Pensamos que o morcego é um animal útil porque se alimenta de insectos que nos provocam doenças.
Bibliografia: Dicionários da Língua Portuguesa, Porto Editora
             Enciclopédia Ilustrada da Família, Editora Civilização.
Netgrafia:     Alguns sítios na net.
Autores do trabalho: Diogo Sousa, Elisabete e Raquel, alunos do 4º ano, Turma T

Os alunos e a biodiversidade - as formigas

Formigas na limpeza do formigueiro
O que é?
É um insecto social que vive organizado e que tem diferentes funções para as quais está adaptado desde o nascimento. Os machos conservam as asas durante toda a vida e as fêmeas férteis só mantêm as asas até ao acasalamento. As chamadas obreiras, que não têm asas, costumam ser estéreis. É o animal que tem o maior cérebro relativamente ao peso do seu corpo.
As formigas têm dois pares de olhos compostos, têm olhos simples também chamados ocelos, duas antenas e três pares de patas. Apenas as rainhas e os machos têm asas. Uma parte estreita liga o tórax ao abdómen.
As formigas sofrem metamorfoses completas, desde o ovo até ao estado larvar e de pupa, antes de se tornarem adultas.
A rainha dirige o ninho e acasala com o macho. As obreiras, que são fêmeas imaturas, recolhem o alimento e cuidam dos ovos, larvas e pupas. As formigas-soldado, também fêmeas imaturas, guardam o ninho permanecendo à entrada.

Como comunica?
As formigas deixam rastos de feromonas, substâncias químicas com cheiro, para que as outras as possam seguir. Isto ajuda os grupos de formigas que procuram alimento a voltarem para o ninho.

Como se defende?
Se um ninho é atacado, as formigas avisam-se umas às outras, libertando feromonas. Apressam-se a reconstrui-lo e as formigas soldados defendem a colónia.
Atacam com as suas mandíbulas, ou picam injectando ácido fórmico, causando uma grande dor.
Algumas chegam mesmo “explodir”, derramando veneno sobre o atacante.

De que se alimenta?
Muitas formigas são omnívoras; comem sementes, néctar e invertebrados. As legionárias e as guerreiras são carnívoras, matam e comem minhocas, aranhas e alguns lagartos. As formigas-cortadoras-de-folhas são herbívoras, recolhem pedaços de folhas, trituram-nos e armazenam-nos em câmaras onde se desenvolvem os fungos de que se alimentam.

O que pensamos deste animal
Pensamos que, apesar da formiga ser muito pequena, é útil porque come ovos de insectos prejudiciais à agricultura.

Bibliografia:
Dicionário de Língua Portuguesa 2010, Porto Editora;
 Enciclopédia Ilustrada da Família, Editora Civilização.

Autores do trabalho: Ana, João e Ruben
Alunos do 4º ano, turma T




Biodiversidade - a lagartixa


O que é a lagartixa?
A lagartixa ou sardanisca é um pequeno réptil ágil e irrequieto, pequeno e inofensivo. Sobe em qualquer superfície e fica até de cabeça para baixo. A lagartixa também tem a visão muito aguçada. De noite, ela é capaz de ficar em posição de espreita perto de uma luz e quando os insectos se aproximam, ela apanha-os.

Como é a lagartixa?
 A lagartixa é um animal surpreendente. Embora muitas pessoas quando a vêem tenham a imediata intenção de a matar ou gritar de medo ou nojo, este animal é um importante controlador de pragas e insectos.

 De que se alimenta?
É um animal útil ao ser humano porque come insectos que incomodam, como baratas, traças e mosquitos. Também se alimenta de lesmas, caracóis, aranhas, centopéias e escorpiões.
Como a comida humana não a atrai, ela dificilmente frequenta locais contaminados, por isso, não transmite doenças. Apesar destas qualidades, muitos têm medo deste bicho.

Onde vive?
Esconde-se em frestas de paredes, sótãos, forros de telhados ou outro local, de preferência seco, quente e limpo.

Como se defende?
Trata-se de um réptil caseiro, de cor terrosa ou acinzentada, cuja pele escurece, quando há pouca luz. É o mimetismo, que a ajuda a disfarçar-se no meio ambiente para que inimigos naturais não a vejam. Embora muitas lagartixas usem esta forma de protecção nas florestas, nem todas o fazem porque algumas espécies possuem apenas uma cor.
Mas este animal tem uma defesa muito característica: é capaz de desprender um pedaço da cauda, quando é atacada ou agarrada. Mais tarde, esta parte do seu rabo regenera-se.
Os seus predadores
Seus predadores naturais são cobras, corujas e mamíferos de pequeno porte, como os ratos. Até os gatos que criamos nas nossas casas gostam de as caçar e comer. Quando estes predadores as querem apanhar, fazem a mesma coisa que ela faz para se alimentar, ficam à espreita até ela aparecer e caçam-na.

Curiosidade
Uma curiosidade das lagartixas é que algumas espécies conseguem comunicar-se vocalmente através de ruídos, coisa incomum para outras espécies de répteis.

Conclusão:
A lagartixa é um pequeno réptil, útil aos humanos, por comer insectos e vermes.
Nós apercebemo-nos de que algumas lagartixas têm apenas uma cor e outras não.

Bibliografia:
Dicionários escolares da Porto Editora
 Enciclopédia Ilustrada da Família, Civilização;
Netgrafia:
Wikipédia
Autores do trabalho: Diogo Rafael, Pedro e Vanessa, alunos do 4º ano,  turma T

Os alunos e a biodiversidade - o caracol


O que é?
É um molusco terrestre com uma concha em espiral. Possui duas antenas com função visual e outras duas com função sensitiva.

Como é o seu corpo?
O corpo dos caracóis é constituído por apenas um músculo aderente, que os ajuda a deslocar-se.
A concha de um caracol é constituída por cálcio e o animal segrega esta substância para a zona de crescimento, junto à  abertura, para continuar a crescer. A concha providencia protecção contra os predadores  e evita a desidratação.
A maioria dos caracóis e lesmas terrestres respiram através de um orifício que está debaixo da sua concha e que está em contacto com o pulmão.

Onde vive?
Os caracóis são criaturas notáveis. São cruciais para o ecossistema. Estão em todo o lado, à nossa volta e variam consideravelmente, desde  1mm  até 20 cm.

Como se alimentam?
Os caracóis alimentam-se usando a rádula, uma língua áspera, que raspa os alimentos, como uma raspadeira. A sua alimentação é variada e vai desde plantas, frutos, fungos até à carne, no caso das espécies carnívoras ou omnívoras.

Como se protegem?
Além de se esconderem na sua concha, uns têm uma cobertura especial que sela o orifício onde o caracol se esconde, enquanto outros usam um muco seco.

Quem são os seus predadores?
 Possuem variados predadores tais como aves e ouriços-cacheiros, entre outros.

Algumas curiosidades
Alguns caracóis conseguem hibernar ou estivar, sendo que se o fizerem perdem cerca de 60 % do seu próprio peso.
Podem ser criados em cativeiro, podendo ser mantidos num tanque ou aquário, sendo necessário, um pouco de solo, osso de choco para cálcio, e vegetais para a sua alimentação. Precisam de ser mantidos quentes e húmidos.
O que pensamos agora sobre este animal
Nós pensamos que os caracóis são importantes para a vida de outras espécies. Na verdade, eles não tão prejudiciais como se pensa, pois comem pequenos insectos que destroem a agricultura.

Bibliografia:
 Enciclopédia Ilustrada da Família, Civilização;
Dicionários da Língua Portuguesa, Porto Editora

Autores do trabalho: Vasco, Rodrigo, Paulo, Tiago, alunos da Turma T, 4º ano

Os alunos e a Biodiversidade - as cegonhas

As cegonhas
A chegada de cegonhas a um ninho próximo da escola
O que é?
É uma ave migratória que possui plumagem branca, excepto nas suas asas, onde possui um negro lustroso. A cegonha adulta pode atingir a altura de 1,20 m, medindo quase 1,2 m de comprimento do corpo, com uma magnífica envergadura das asas, que podem estender-se até 2 m. Possui um longo bico vermelho, amplo na base e pontiagudo, que é usado para buscar alimento no lodaçal, rãs, peixes ou pequenos répteis.
Como é a sua alimentação?
A alimentação da cegonha branca é muito variada. Baseia-se especialmente em pequenos animais que são capturados vivos, tais como insectos, vermes e pequenos vertebrados (mamíferos, peixes, repteis e anfíbios). Para além disso, as cegonhas recorrem também com alguma frequência a desperdícios gerados pelo Homem e que são obtidos em lixeiras.
O alimento é procurado em terrenos abertos ou em zonas de água pouco profunda, caminhando ou correndo com o bico apontado para o chão. As cegonhas brancas associam-se também com frequência a máquinas agrícolas, capturando os pequenos animais que estas afugentam.

 Onde se localizam os seus ninhos?
 As cegonhas brancas podem instalar os seus ninhos em árvores, falésias e num vasto leque de estruturas artificiais (telhados, chaminés, postes de electricidade). Podem criar isoladamente ou formar colónias, por vezes em associação com outras espécies de aves nomeadamente garças.
O ninho é uma estrutura bastante grande composta por ramos entrelaçados e é utilizado em anos sucessivos. Na sua construção participam ambos os membros do casal. O trabalho é começado pelo primeiro a regressar na Primavera, normalmente o macho, podendo ficar pronto em apenas 8 dias.

 Como se reproduzem?

A época de reprodução estende-se de meados de Março a princípios de Abril. As cegonhas brancas fazem só uma postura anual, composta normalmente por 3 a 5 ovos, raramente de 1 a 7. O período de incubação dura de 29-30 dias. As crias são protegidas e alimentadas pelos pais, encontrando-se a voar ao fim de 2 meses.

A cegonha branca em Portugal

É sobretudo uma espécie que se observa na Primavera e Verão, passando o Inverno no continente Africano. Apesar disso, muitas delas podem permanecer entre nós ao longo de todo o ano, especialmente no sul.
Actualmente, as cegonhas brancas podem considerar-se relativamente comuns em Portugal, mas nem sempre foi assim. Até meados dos anos 80 a espécie passou por um período durante o qual a sua população diminuiu bastante. Agora pode dizer-se que estamos a assistir a uma fase de recuperação. Em 1994, a população de cegonhas foi estimada em 3302 casais a maior parte dos quais localizados na metade sul do país.
Como já foi referido, um número aparentemente crescente destas aves passa o Inverno em Portugal.

Uma cegonha à procura de algo que sirva para reconstruir o seu ninho.

Conclusão:

Do recreio da nossa escola, vemos as cegonhas a fazer ninhos. Elas são muito boas a fazer os seus ninhos e têm a capacidade de os construir onde querem.
Elas também são úteis porque comem alguns bichos prejudiciais à agricultura.
As cegonhas são animais muito bonitos.

Trabalho elaborado por:
 Simão, Mariana M. e Mariana V., alunos da turma T, a partir da pesquisa em livros e alguns sítios na net.



Dia Internacional da Protecção Civil

No dia 1 de Março, na Escola, comemorámos o "Dia Internacional da Protecção Civil" e lembrámos as instituições que se preocupam com a protecção das pessoas e dos seus bens.
Os alunos escreveram o que pensam sobre estas instituições.

O carnaval visto pelos alunos