quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O Natal na Escola

Como ficou a lareira do polivalente... não apetecia sair dali!
As mesas começaram a ganhar cor com os pormenores de Natal...
Como ficou bonito e agradável o refeitório! Estava pronto para receber os "reis da festa".
Chegaram com muito apetite para os saborosos alimentos que todos trouxeram de casa para partilhar.
Depois da barriguinha cheia e um momento de brincadeira no recreio para aproveitar o sol que quis participar neste dia diferente, de convívio e festa, vieram os pequeninos do Pré-escolar apresentar um presépio vivo e cantar umas canções próprias da época.
Em seguida, os ainda pequeninos do 1º ano, recriaram a fábula da "Cigarra e a formiga" com alegria e criatividade.
O grupo do 2º e 3º anos apresentou um "Auto de Natal" e deu a conhecer por que é o pinheiro, a árvore mais importante desta festa.
Os alunos do 4º ano representaram uma peça baseada na história " Foi na noite de Natal" em que chamaram a atenção para a necessidade de olharmos à nossa volta e descobrirmos quem precisa da nossa ajuda.
Foi um dia diferente em que imperou a alegria, o convívio e a partilha.
No final... não faltaram as prendas.

Preparação do Natal na Escola

 Foram-se guardando os pacotinhos de leite e de sumos, as palhinhas e as tampinhas e preparou-se o ambiente de Natal na Escola.

Enfeitou-se o refeitório com originais fitas...

Os cartões de boas festas para família e amigos ficaram bonitos e não usaram cartolinas ou cartão novo, apenas pacotes de leite e sumos, folhas de papel que vinham no interior de dossiers e... acreditem, sacos de batatas!

E as argolas para os guardanapos? Originais e "bonitinhas" a partir de pacotinhos do leite e alguns potes de iogurte para reforçar.



quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O Natal na Escola

Foto da festa de Natal de 2009

O Natal e o almoço partilhado
Com a aproximação desta época festiva, mais uma vez nos propomos realizar um almoço partilhado com todos os alunos, professores e assistentes.
Independentemente das razões de fé que marcam esta época, há razões históricas que nos falam de um Homem – Jesus Cristo – que foi tão especial ao ponto de dividir a História da Humanidade em duas partes distintas: o antes de Cristo (a.C. ) e o depois de Cristo (d. C. ), facto que nos obriga a usar diariamente um registo baseado neste acontecimento, a data – estamos no ano  2010 da era cristã.
Uma vez que o nascimento deste Homem aconteceu numa época próxima do solstício de Inverno (22 de Dezembro) e, após a criação do calendário romano que a grande maioria dos países adoptou, nos países cristãos, passou a considerar-se o dia 25 de Dezembro, como a data da celebração deste acontecimento.
Na escola, não queremos acentuar o acontecimento de fé e sim os valores que lhe estão associados – fraternidade, partilha, Amor… - que tanto estão a faltar às pessoas do nosso tempo.
Desde já, aqui deixamos os nossos votos de
Saúde e Paz

As docentes da EB1 de S. Sebastião